Confira as vantagens das redes Wireless de 5 GHz, explicadas pelo coordenador de produtos da TP-Link

Confira as vantagens das redes Wireless de 5 GHz, explicadas pelo coordenador de produtos da TP-Link

Com o advento da implementação do protocolo 802.11ac as redes Wireless estão passando por um novo momento, com muito mais desempenho graças ao espectro de 5 GHz, que abre um leque de desempenho bem maior em relação ao convencional 2.4 GHz que ainda é comum no mercado. Mesmo que dispositivos como roteadores dual band (2.4 GHz e 5 GHz) ainda estejam ligeiramente caro, a quantidade de vantagens provindas através do uso da frequência de 5 GHz é enorme, como por exemplo níveis menores de interferências além de diversos outros aspectos que você irá conferir no texto abaixo produzido por Fabio Appel, que é coordenador de produtos da TP-link no Brasil, que explica as diversas vantagens do uso dos 5 GHz nas redes Wireless. Confira:

Fábio Appel

A tecnologia de conexão AC é o assunto do momento quando falamos em redes sem fio, mas neste artigo iremos focar na consolidação da frequência de 5GHz como uma tendência para os próximos anos. Para entender seus benefícios e suas desvantagens precisamos diferenciá-la da frequência mais comum nos dias de hoje.

A principal diferença entre as frequências sem fio de 2.4GHz e 5GHz diz respeito ao número de dispositivos por frequência. A 2.4GHz sofre mais interferência que a 5GHz. Isso ocorre por dois motivos: primeiro porque o velho padrão 11g utiliza apenas a frequência de 2.4GHz, e esse é o padrão mais utilizado em escala global. Além disso, a 2.4GHz tem menos opções de canal – apenas três – enquanto a 5GHz apresenta 23 canais sem sobreposição. O segundo motivo é que muitos outros aparelhos “roubam” a frequência 2.4GHz, como os fornos micro-ondas e telefones sem fio. Esses dispositivos criam um ruído que diminui ainda mais a velocidade das redes sem fio.

A segunda diferença é o alcance, já que a 2.4GHz é capaz de chegar mais longe do que a de 5GHz. Isso acontece por conta de uma característica básica das ondas, que se dispersam muito mais rápido em frequências mais altas. Então, se a sua maior preocupação for a cobertura, você deve optar pela 2.4GHz.

› Siga Hardware.com.br no Instagram e acompanhe nossas postagens com as novidades sobre o mercado de tecnologia.

Apesar da frequência de 5GHz ter alcance menor do que a de 2.4GHz, ela é capaz de transmitir mais dados por segundo porque é virtualmente livre de interferências. É possível, por exemplo, ter até 20 dispositivos de rede próximos operando na mesma frequência sem que haja perda de sinal ou velocidade de internet.

Além disso, todos os roteadores que operam na frequência de 5GHz são dual band, ou seja, também operam em 2.4GHz simultaneamente, permitindo aos dispositivos que ainda não trabalham em 5GHz também se conectarem.

Em todos os aspectos, optar pela frequência de 5GHz é a melhor opção, pois o usuário terá mais canais e poderá se isolar de outras redes, além de sofrer muito menos interferência.  Mas as frequências de radares e de tecnologias militares também são de 5GHz, o que pode gerar alguma interferência. Muitos países exigem que aparelhos operando na frequência de 5GHz devem suportar tanto o DFS (Dynamic Frequency Selection) quanto o TPC (controle de potência de transmissão).

Outra vantagem diz respeito ao desempenho dos aparelhos. Com um roteador compatível ou WAP, smartphones e tablets vão ter um desempenho muito melhor, pois com um sinal mais forte e alta taxa de transferência, eles utilizarão menos energia para obter o sinal sem ruído, o que resulta em melhor vida útil da bateria, além de melhor desempenho da rede.

Acredito que, com as vantagens da tecnologia AC e da frequência de 5GHz, aliada à popularização da internet por fibra óptica na América Latina, a demanda por roteadores de alta velocidade deve crescer significativamente nos próximos anos. Com isso, a adoção desse tipo de tecnologia será cada vez mais natural, o que poderá diminuir seus custos, ainda elevados no país, que representam hoje a maior barreira para sua popularização.

Fonte(s): Assessoria de imprensa da TP-Link

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X