Comparativo da GTX Titan X referência com os modelos lançados pelos parceiros da NVIDIA

Comparativo da GTX Titan X referência com os modelos lançados pelos parceiros da NVIDIA

Como você deve ter acompanhado aqui no Hardware a NVIDIA lançou oficialmente na terça feira a GTX Titan X, que marca um avanço significativo na série Titan, com uma placa que traz “apenas” 12 GiB de memória GDDR5, 8 bilhões de transistores, o chip gráfico GM200, que conta com desempenho bem superior em relação ao GM204 da GTX 980. Com a Titan X a NVIDIA consolida-se como a melhor opção de VGA single-GPU voltada para a resolução 4K.

Todas as placas que chegam ao mercado contam com os modelos de referência, que é a GPU montada sobre uma base referêncial que depois é repassada aos diversos fabricantes parceiros da NVIDA ou AMD, como ASUS, Zotac, EVGA, Gigabyte e as demais empresas que desenvolvem seus próprios projetos com modificações no sistema de resfriamento e melhorias no clock da placa por exemplo.

Através desses modelos com modificações em relação aos de referência os fabricantes conseguem extrair toda a potência da arquitetura e GPU feitos pela NVIDIA e AMD.

A Galaxy por exemplo é uma das fabricantes que mais vem realizando modificações incríveis em relação aos modelos de referência. No ano passado elas trouxeram a GTX 980 HoF (Hall of Fame), que além de ser uma bela placa visualmente falando, apresenta um desempenho fantástico, bem superior em relação ao modelo de referência da GTX 980 (clique aqui para assistir ao vídeo do Ronaldo Buassali comentando sobre esse modelo da Galaxy).

Galaxy GTX 980 Hof

Mas voltando a bola da vez, alguns fabricantes parceiros da NVIDIA, já apresentaram suas versões da GTX Titan X, abaixo você irá conferir quais as primeiras marcas que já contam com versões da GTX Titan X e se há diferenças em relação ao modelo de referência da NVIDIA:

Especificações da GTX Titan X de referência:

  • CUDA Cores: 3.072
  • Clock Base: 1.000 MHz
  • Boost Clock: 1.075 MHz
  • Clock da memória: 7.0 Gbps
  • Memória dedicada: 12 GiB GDDR5
  • Largura de banda: 384 bits
  • Sáidas de vídeo: 4 x Display Port, 1 x HDMI, 1 X Dual Link DVI
  • TDP: 250 Watts

► Fabricantes que apresentaram até o momento suas versões da GTX Titan X:

Uma das primeiras fabricantes a apresentar a sua versão da GTX Titan X foi a Zotac, mas infelizmente nenhuma modiicação foi feita em relação ao modelo de referência da NVIDIA. Seguindo a mesma linha da Zotac, a Gigabyte, Palit e MSI também mantiveram as configurações de hardware dos modelos de referência, sem ajustes no clock por exemplo. Mas como é de praxe o modelo da MSI vem equipado com o importantíssimo sotware Afterburner, possibilitando que o usuário faça alguns ajustes no clock da GPU e memória, explorando mais o potência da placa. 

A GTX Titan X da MSI vem equipada com um controle avançado de fanspeed para o total controle da temperatura da GPU, tudo gerenciado pelo Afterburner

Em termos de coniguração o modelo, aliás os modelos apresentados pela EVGA, são as melhores opções, a companhia apresentou três versões da GTX Titan X, os modelos são os seguintes: EVGA GTX Titan X, EVGA GTX Titan X Supercloked, EVGA GTX Titan X Hydro Copper.

Dos três modelos os que se diferem das especificações da referência da NVIDA ,são o Superclocked que conta com modificações no clock, o base é de 1127 MHz podendo chegar a 1216 MHz com o modo boost. 

Já a versão Hydro Copper é a melhor opção até o momento da GTX Titan X, com um ótimo sistema de resfriamento e um nível maior de clock, com a Hydro Copper o clock base é de 1152 MHz e com o boost esse valor é elevado para 1241 MHz.

O sistema de resfriamento do modelo Hydro Copper é uma solução personalizada da EK Water Blocks, e além do overlcok da fábrica, com esse sistema de resfriamento com certeza esses número irão subir quando o usuuário realizar um overlock. 

Inelizmente as informações da GTX Titan X Hydro Copper ainda são escassas, a EVGA por enquanto irá focar as vendas na versão “normal” da GTX Titan X e a Superclocked. Provavelmente só veremos a Hydro Cooper no mercado em abril.

Durante a procura por esses modelos citados no artigo no mercado brasileiro só encontrei o modelo da EVGA baseado nas configurações da referência em duas lojas (Terabyte Shop e Pichau informática), o preço médio da placa é de R$ 5.000,00. Padrão Titan!

Vamos esperar agora os demais parceiros da NVIDIA lançarem suas versões da Titan X, mas até o momento a EVGA segue na liderança com uma maior variedade de modelos.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X