9 curiosidades sobre Street Fighter

9 curiosidades sobre Street Fighter

Street Fighter já tem quase 35 anos de existência, e ainda é um dos jogos de luta mais icônicos e populares do mundo. Não é a toa que já conta com vários games de diversas gerações e até hoje continua ganhando novidades, como Street Figther 6 que será lançado ainda em 2022.

Sua primeira versão foi lançada para fliperama e nesses anos de existência o jogo reuniu muitos fãs. É um jogo de luta com personagens que vêm de todo canto do mundo, com golpes clássicos e que não deixam de ganhar novidades a cada geração.

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9 curiosidades sobre Street Fighter

Para comemorar o sucesso dessa franquia que já contou até com filmes e desenhos animados, hoje vamos separar alguns fatos curiosos sobre ela. Confira:

1. Blanka pode não ser brasileiro, mas é o preferido do produtor do jogo

Blanka

A nacionalidade de Blanka ainda é um motivo de debate entre os fãs de Street Fighter. Embora a maioria saiba que ele é brasileiro, sua origem deixa uma pulga atrás da orelha em relação a isso. O que se sabe é que Blanka sofreu um acidente de avião e caiu na Floresta Amazônica, onde sofreu uma mutação por ser exposto a enguias elétricas.

Então muitos dizem que ele não nasceu exatamente no Brasil, apenas caiu por lá quando era pequeno, sendo na verdade Jimmy, um garoto americano. Já outras teorias afirmam que ele nasceu de fato no Brasil.

Mas independente da nacionalidade do personagem, ele ganha destaque por ser o preferido de Yoshinori Ono, o produtor da franquia. Ele sempre está com um pequeno boneco do Blanka por perto e isso acabou se tornando publico pela internet até porque ele mesmo posta diversas fotos com o boneco em suas redes sociais.

2. Muitos personagens foram inspirados em pessoas reais

Ken

Como acontece com alguns jogos de luta, Street Fighter também teve vários de seus personagens inspirados em pessoas reais. Os mais famosos são o Balrog e o Fei Long, que são personagens inspirados no boxeador Mike Tyson e no ator Bruce Lee, respectivamente. Porém eles não foram os únicos.

Diversos outros lutadores na vida real também serviram como inspiração para outros personagens. O próprio Ken, que é um dos personagens mais conhecidos da franquia, foi inspirado em um grande lutador de karatê dos Estados Unidos, Joe Lewis. Já o Ryu foi inspirado em um personagem de um mangá que, por sua vez, foi inspirado em outro lutador de karatê importante, o Masutatsu Oyama.

Outros exemplos são o de Zangief, que teve o visual inspirado no lutador Ivan Koloff e o Dee Jay foi inspirado ao ator e lutador Billy Blanks, que inventou o estilo Tae Bo, uma junção de Tae Kwon Do e Boxing.

3. Chun Li correu o risco de ser mais fraca

Chun Li

Chun Li é um dos grandes destaques de Street Fighter, sendo uma das preferidas de muitos jogadores. Ela foi a primeira personagem feminina a chegar ao jogo, sendo apresentada em Street Fighter 2, e já chegou com um papel importante.

Porém, por pouco, ela não foi vítima de uma ideia que pode ser considerada machista e que era um pensamento comum cultural da época. Quando Chun Li foi criada, Yoshiki Okamoto, o criador do jogo, queria que a barra de vida dela fosse menor do que de outros lutadores, já que que, segundo ele, “as mulheres não são tão fortes”. Mas o designer do jogo, Akira Nishitani, não gostou da ideia e, por sorte, ela acabou não se tornando realidade.

4. Outras ideias para personagens foram descartadas

Street Fighter

Durante a criação do jogo, algumas ideias chegaram a ser cogitadas para alguns dos personagens e foram descartadas no processo. Uma delas é que, na arte conceitual original de Dhalsim, ele teria 6 braços, 3 de cada lado do corpo. Essa ideia teria sido inspirada em Ganesha, um deus hindu, e por causa disso o lutador ainda teria uma cabeça de elefante.

Zangief também passou por uma mudança, mas nesse caso foi em relação ao nome e origem do personagem. Inicialmente ele se chamaria Vodka Gobalsky, e teria sido banido da organização de luta livre da Rússia depois de participar de um torneio embriagado, quebrando assim as regras.

Outro personagem que passou por mudanças foi Vega, que em seus rascunhos iniciais era um cavaleiro medieval, ganhando até mesmo armadura, espada e escudo. Isso aconteceu quando eles ainda pensavam em trazer participantes de várias épocas da história. Mas como esse conceito mudou para ser de participantes de países diferentes, a ideia foi descartada. Não totalmente, entretanto, já que a máscara e lâminas que ele usa são resquícios dessa ideia.

5. Final Fight seria a continuação direta do primeiro Street Figther

Street Fighter

Final Fight é um jogo de muito sucesso no estilo “beat’em up”, mas muitas pessoas não sabem que ele inicialmente foi projetado para ser uma continuação direta de Street Fighter. Seu título original era Street Fighter ’89 e até ganhou o título Street Fighter: The Final Fight em uma divulgação de revista japonesa.

Porém eles acabaram mudando de ideia um pouco antes do lançamento do game, que se tornou apenas Final Fight e virou uma outra franquia. Segundo o designer Yoshiki Okamoto, isso aconteceu porque os dois jogos tinham estilos diferentes, um de luta e o outro beat’em up, então acabaria confundindo muito as coisas.

Mas essa relação ainda continuou de certa forma, já que os personagens de Final Fight já apareceram na franquia de Street Fighter. Guy e Sodom podem ser vistos em Street Fighter Alpha, enquanto Rolento aparece em Street Fighter Alpha 2 e o Cody em Alpha 3.

6. Dois jogos foram lançados baseados no filme Street Fighter – A Batalha Final

Street Fighter

Street Fighter ganhou um filme estrelado por Jean Claude Van Damme, Raúl Juliá e Kylie Minogue. Apesar do sucesso dos jogos, o filme não agradou tanto assim e chegou com diversos problemas, tornando-se um alvo de críticas. Porém ele ganhou 2 jogos inspirados no longa.

Ou seja, o filme que é baseado no jogo ganhou 2 dois jogos que foram baseados no filme. Confuso? Um pouco. A versão arcade do filme Street Fighter – The Movie é totalmente independente da franquia de Street Fighter “original”, a começar no visual. Os personagens têm a aparência dos atores do filme e seu estilo lembra muito mais o rival da franquia, Mortal Kombat.

Street Fighter

A ideia era mesmo tirar um pouco o foco do Mortal Kombat da época, mas não adiantou muita coisa já que, assim como o filme, não foi muito bem recebido. Existiu também uma versão para consoles, mas esse foi produzido pela própria Capcom e já traz um estilo mais parecido com a série original de Street Fighter. Ele foi lançado para o PlayStation e para o Saturn e trouxe volta personagens cortados da versão para fliperama, como Blanka e Dee Jay, e tirou o Blade. Também não fez muito sucesso.

7. Sheng Long foi criado a partir de um erro de tradução do jogo

Sheng Long

Sheng Long, o mestre de Ryu e Ken, só apareceu em Street Fighter 4, como um dos lutadores da série, porém poucas pessoas sabem que ele nem estava planejado. Tudo começou com um erro de tradução. Em Street Fighter 2, depois do oponente ser derrotado por Ryu, aparece a frase “Você precisa derrotar Sheng Long para ter uma chance de vencer”.

Na verdade, a frase certa seria “Você precisa derrotar o Shoryuken para ter uma chance de vencer”, referindo-se a um de seus poderes mais icônicos. Mas o jogo acabou passando por um erro de tradução no ideograma, e em inglês ficou como Sheng Long.

Depois disso, em 1991, a revista EGM acabou publicando uma piada de 1 de abril que dizia que Sheng Long poderia ser encontrado no jogo e até mesmo desbloqueado na versão de fliperama. A Capcom acabou se aproveitando de todos os fatos e criou Sheng Long finalmente.

8. Os combos também foram criados de forma inesperada, por causa de um bug

Sheng Long

Outro detalhe dos jogos que surgiu de forma inesperada foram os icônicos combos de luta, que passaram a ser vistos na mecânica do game a partir do Super Street Fighter II. Acontece que, durante a produção do jogo, o produtor Noritaka Funamizu acabou percebendo que havia um bug naquela fase bônus de destruir um carro. No bug, o personagem dava um golpe a mais.

Mas como ele acreditou que ninguém conseguiria executar essa mecânica por ser muito difícil e complicada, acabou deixando-o lá sem correção. Ledo engano, já que muitos jogadores conseguiram essa façanha, encontrando o bug e com isso nasceu um dos elementos mais interessantes de Street Fighter: os combos.

9. O jogo tem alguns recordes no Guinness Book

O bug que deu início aos combos do jogo foi bem vindo, tanto pelo sucesso da mecânica quanto por garantir ao Street Fighter um de seus recordes registrados no Guinness World Records. Entre eles estão o de “primeiro jogo de luta usando combos”, o de “jogo de luta mais clonado de todos os tempos” e “jogo de arcade de lutas mais vendido de todos os tempos”.

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