Mini análise do Nokia C5-03

Mini análise do Nokia C5-03

Há aproximadamente dois anos atrás, eu entrei no mundo dos Smartphones com um Kaiomy AEGIS 1183, que inclusive rendeu o Mini Review aqui no Hardware (GDH para os mais “antigos”). Após estes dois anos o que era esperado aconteceu (não, o Xing Ling AINDA funciona), minhas exigências para com o smartphone aumentaram, e o aparelho comprado a dois anos atrás já não me atendia bem.

Quem quiser conferir o review anterior: Kaiomy AEGIS 1183

LINK:https://www.hardware.com.br/dicas/kaiomy-aegis-1183.html

Primeiramente queria um aparelho que a bateria durasse mais do que 6 horas com a WIFI ligada, tivesse conexão 3G e se possível, GPS e uma boa câmera. O problema é que estava com pouco dinheiro e não poderia pagar o valor de um smartphone topo de linha.

Quando fui em busca de um aparelho me deparei com o Samsung Galaxy 5 que é sem dúvida uma das melhores escolhas em sua faixa de preço, mas aqui em minha cidade ele não baixava dos 450 reais, o que já achei um pouco salgado para minha atual situação. Desta forma fui atrás de um Nokia usado, e encontrei um C5-03 com menos de um mês de uso por 350 reais, ainda na caixa, o que julguei ser um bom preço tendo em vista suas características e o preço na loja da Nokia (599 reais).

Vamos ao aparelho:

Processador: ARM11 600Mhz

Memória: 128MB

Armazenamento interno: 40MB livres

SD: Suporta até 16GB

Sistema: Symbian S60 5ªed

Tela: TFT resistiva, com resolução de 640×360 (nHD)

Conectividade: Wifi, 3G (HSDPA cat. 9), Bluetooth

Câmera: 5MP

Navegação: GPS (suporte a A-GPS)

Primeiramente, o que me levou a escolher o Nokia no lugar de mandar vir um Galaxy 5 por compra Online (350 + frete), foi basicamente a bateria. Já ouvi relatos de smartphones da Nokia que conseguem manter-se ligados por mais de três dias com uso moderado-intenso e Wifi sempre ligado. Isto me interessou muito, pois sabemos que o plano de dados oferecidos por nossas operadoras tem limites de trafego bem ruins, e usar o Wifi ajudaria a manter-me dentro deste limite.

Vou me ater a falar um pouco do smartphone, item por item. Estou com ele a pouco mais de 2 semanas, e este tempo já foi possível perceber seus pontos fracos e fortes.

Tela

Bom, apenas uma palavra: resistiva. Acho que a Nokia podia pensar melhor e começar a colocar telas capacitivas nos aparelhos “midle” como o C5-03 e o C6. Basicamente posso apontar apenas este “defeito” no aparelho. Mas não vou exagerar, a tela responde bem e é bem sensível. Não tenho problemas para digitar nela e também não tive nenhum problema de reconhecimento de toque errado (por exemplo, apertar a tecla “L” e o aparelho reconhecer a tecla “I“, coisa bem comum nos “xing-lings”). As 3,2 polegadas e a resolução da tela demonstram à que este aparelho veio: Uso em redes sociais, IM e e-mail. Na maior parte do tempo você esquece que a tela é resistiva e inclusive ele possui uma das melhores telas deste tipo que já utilizei, conseguindo deixar o aparelho muito confortável para navegação na WEB.

3G

O 3G é uma boa pedida. Muitos aparelhos de custo mais baixo ainda não trazem o 3G, ficando limitados a EDGE. Podemos citar o Nokia 5233, que a meu ver é (foi) o maior tiro no pé que a Nokia já deu. O 3G neste modelo gasta pouca bateria inclusive, enquanto vejo iPhones pedindo arrego apos um dia de uso (com MSN aberto e navegação na web), este aparelho aguentou muito bem por quase 3 dias. Em Porto Alegre inclusive consegui conexões no modo HSDPA 9 (3.5G), que me deram 10,2mbps. Simplesmente muito rápido (pode ter sido sorte também hehe), mas este tipo de sinal está disponível apenas em algumas partes do centro de Porto Alegre, e esqueça este tipo de conexão nas cidades menores, pois simplesmente é lenda.

Wifi

Diferente do meu aparelho anterior, o wifi deste funciona tão bem que até esqueço que estou num celular/smartphone. No review que escrevi anteriormente, sobre o Kaiomy 1183, comentei que o Wifi funcionava bem, e realmente funcionava a contento, porém em algumas situações o desempenho era muito baixo. Com este aparelho não tive este tipo de problema, o desempenho é sempre alto e a navegação web/downloads através da conexão Wifi chega a ser “bonita” de ver.

Inclusive, um fator interessante é a forma como o S60 gerencia as conexões, a qual irei comentar mais a frente.

Câmera

A câmera do aparelho é boa. Não posso chama-la de espetacular, pois não é. Achei-a inferior a câmera do N95, o que seria de se esperar devido as lentes da câmera dele serem muito superiores. Como dizem, uma imagem vale mais do que mil palavras, abaixo uma foto com a câmera do C5-03.

Algo que faltou foi um botão dedicado para foto, e um flash. Poderia ser até mesmo um flash led, já ajudaria. Quanto ao botão, algo que me veio a mente era compartilhar o botão de lock/unlock, que fica justamente onde poderia existir um botão para câmera. O APP da câmera poderia simplesmente capturar o botão para si quando aberto, devolvendo a função de unlock quando estivesse em background ou fosse fechado.

GPS

Bom, funciona quando quer. Este é meu maior desapontamento com o C5-03. Andei pesquisando pelos fóruns especializados e vejo muita gente reclamando do desempenho dos GPS da Nokia. Eles simplesmente demoram muito a conectar, e algumas vezes sequer conectam. Depois que conecta, funciona bem. Se alguém souber o motivo deste problema e como resolver, poste ai nos comentários! 🙂

Sistema

O Symbian não é tudo aquilo pregam. Ele é sim um sistema antigo e um tanto engessado, mas de longe vê-se um sistema maduro, com um ecossistema bem acabado e populado, possuindo opções de criptografia do cartão de memória (isso já vem de muitos anos, inclusive), busca automática de redes (wifi e 3G), muitos aplicativos na loja e bem ágil.

Algo que gostei é o gerenciamento de conexões de dados do aparelho. Você define a prioridade das conexões e o aparelho as gerencia automaticamente. Você pode definir que ele deve primeiro tentar acesso via Wifi e depois, caso não esteja disponível, via 3G. Você também pode obrigar o aparelho a perguntar se deve ou não efetuar conexão de dados por 3G, desta forma você pode poupar algum crédito caso use planos pré-pagos e não queira acessar a web num determinado momento.

Percebo que os problemas do Symbian (a maioria) foram corrigidos. Ele não é mais um sistema “cansado“, que demora a responder (como o Windows Mobile até a versão 6.5). As aplicações abrem rapidamente e é possível navegar entre elas com facilidade.

O que percebo é que o Symbian já melhorou muita coisa. Muitas configurações já ficaram mais fáceis de serem encontradas e o sistema tornou-se mais intuitivo, mas ainda tem algumas coisas a melhorar. Creio que o S60 em si não deve mais mudar muito, isto deve ser feito nas próximas versões do Symbian^3 (como ocorreu com o Anna e o Belle).

Problemas encontrados no sistema

Um problema neste aparelho é a falta de RAM. Ainda não descobri se é algum bug no S60 do meu aparelho, mas é comum receber aviso de memória cheia quando se está com IM, e-mail, MP3 e o navegador WEB abertos (Opera Mini). Inclusive, ai vai uma dica: Não use o navegador da Nokia, ele BEBE memória de canudinho…..

Outro detalhe ainda com relação ao sistema operacional reside na dificuldade de encontrarem-se algumas configurações (como a customização de ringtone por contato, por exemplo), e alguns atalhos que simplesmente você não sabe que existem até esbarrar neles ou ler em algum local/manual.

Por exemplo: Tocando na parte superior da tela, entre o nome da operadora e a lista rápida de contatos (uma área que não é um botão) você pode mudar o perfil de configuração do aparelho (silencioso, normal, reunião e etc).

Um segundo problema está ligado às atualizações. Se você acessar o site da Nokia e pesquisar por updates para o C5-03, verá que já existe o Firmware 20.1.024. O meu aparelho ainda está no firmware 20.1.003 e mesmo pesquisando por atualizações no OVI Suite, me é informado que já estou com a última atualização.

Pelo que andei pesquisando, o firmware de fábrica do aparelho muda conforme a operadora, sendo assim, nós ficamos preso a ela mesmo que desbloqueie o aparelho devido ao product key.

Trocando em miúdos: A operadora solicita um lote de aparelhos para a Nokia, que por sua vez, envia para operadora. Toda uma faixa de product keys são registrados como sendo da operadora X. Assim a operadora tem controle sobre quais os updates que serão liberados para seus clientes. Ou seja, mesmo que a Nokia lance um firmware de número 100.1.10, se a operadora não liberar para o product key dos aparelhos que foram comercializados por ela, nós ficamos a ver navios.

OBS: O product key não muda após o desbloqueio, ou seja, você ainda fica preso à operadora de alguma forma.

Um jeito de resolver isto é trocando o product key do aparelho por algum livre de operadoras e regravando o firmware, um processo arriscado e um pouco complicado (ainda não fiz no meu, pois esta na garantia do fabricante).

Bateria

Deixei o melhor para o final. Um dos grandes problemas com Smartphones é a bateria, e você não vai querer ficar na mão. Este aparelho segue a mesma linha de todos os Nokia, a bateria é um “colosso“. Escutando 3 horas de MP3 por dia, com wifi/3G ligado o dia todo, IM rodando em background e checagens agendadas da caixa de e-mails, a bateria dura entre dois e três dias. Acho isto muito positivo, não sei dizer se é devido ao hardware que consome pouco ou simplesmente o Symbian gerencia bem os recursos deixando as conexões em standby. O fato é que recebo as chamadas de IM normalmente, o que indica que a conexão com o MSN está ativa.

Pois bem, chegamos ao fim deste mini-review, e posso concluir algumas coisas

O preço deste aparelho no mercado varia de 450 até 599 reais. Em minha cidade ele é vendido a 599 desbloqueado, ou 550 com subsídio da operadora. Por este preço ele não vale a pena. Nesta faixa (inclusive mais barato), eu ficaria com um Galaxy 5 apesar de a bateria do mesmo durar menos e a tela ser menor. O GPS do Galaxy funciona corretamente, e a tela capacitiva responde muito melhor, sem falar que o Android é um sistema superior.

Prós

Tela de 3.2 polegadas, com resolução nHD

Sistema Symbian S60 5ªed

Processador de 600Mhz (entre os mais rápidos no Nokia com S60)

Bateria dura em média 3 dias com uso moderado (dura 2 dias com uso moderado-intenso)

Câmera de 5MP

GPS

HSDPA com suporte a 3.5G

Contras

Symbian S60 5ªed

GPS demora a conectar

tela resistiva

preço de mercado

 

Josias Martins josiasmartins [at] gmail.com É estudante de Engenharia Eletrônica, com especializações na área de Linux e telecomunicações. Tem como hobby o estudo da música erudita (piano), onde mantém um blog pessoal sobre o tema. Também acredita no Creative Commons, publicando gravações próprias sob este tipo de registro, apoiando assim a disseminação da cultura e informação de forma livre e ao alcance de todos. josiasdiegomartins.blogspot.com

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X