Comprando um Android com menos de 950 reais

Comprando um Android com menos de 950 reais

O fato dos aparelhos com o Android serem atualizados com tanta frequência tem um lado bom, que é o fato de aparelhos relativamente recentes, de “penúltima geração” poderem ser encontrados com preços bastante convidativos. Com isso, em vez de comprar um aparelho low-end, com uma tela HVGA (480×320), câmera de 3 MP e assim por diante, você pode pular diretamente para um modelo high-end da safra passada pagando pouca coisa a mais. Vamos então à uma análise rápida do que é possível encontrar no mercado por menos de 950 reais.

Diferente do que tínhamos a alguns anos atrás, a escolha de um smartphone high-end está relativamente simples, já que você escolheria basicamente entre os diferentes modelos do Android e o iPhone. Se dinheiro não é problema, você provavelmente ficaria satisfeito com um Galaxy S II, que oferece uma tela Super AMOLED de 4.5″, com um SoC dual-core e uma câmera de 8 MP, tudo isso em apenas 8,9 milímetros de espessura:

Assim como outros aparelhos high-end, ele chegou ao mercado internacional por US$ 599, o que mesmo com o dólar baixo significa de 1600 a 1990 reais aqui no Brasil. Poderia passar algum tempo explicando por quê estes aparelhos custam mais caro que um notebook, considerando que o custo total dos componentes é menor, mas a moral da história é que para muitos este não é um valor aceitável a pagar por um aparelho que provavelmente ficará obsoleto dentro de um ano.

Em parte, o Android se tornou uma vítima do próprio sucesso, já que com tantos fabricantes e operadoras abraçando a plataforma, passamos a viver um inferno astral em termos de atualizações, com muitos aparelhos com pouco mais de um ano no mercado se tornando “obsoletos”, presos a versões antigas do sistema e mesmo usuários de diferentes operadoras recebendo atualizações com versões diferentes do sistema. Isso tudo sem falar nas ROMs alternativas, que permitem escapar do ciclo de atualizações dos fabricantes, mas em troca demandam um pouco de pesquisa e podem resultar em bugs e pequenas dores de cabeça durante o uso.

Entretanto, o fato dos aparelhos com o Android serem atualizados com tanta frequência tem um lado bom, que é o fato de aparelhos relativamente recentes, de “penúltima geração” poderem ser encontrados com preços bastante convidativos. Note que não estou falando apenas de aparelhos de segunda mão, mas também de aparelhos novos, que por um motivo ou outro sobraram em estoque e passam a ser vendidos com preços cada vez mais baixos. Com isso, em vez de comprar um aparelho low-end, com uma tela HVGA (480×320), câmera de 3 MP e assim por diante, você pode pular diretamente para um modelo high-end da safra passada pagando pouca coisa a mais. Vamos então à uma análise rápida do que é possível encontrar no mercado.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X