Seasonic M12 II 850W EVO EDITION

Seasonic M12 II 850W EVO EDITION

 

Um dos componentes mais importantes e ao mesmo tempo injustiçados em uma configuração de um PC é a PSU ou popularmente conhecida como fonte  de alimentação. Graças a ela conseguimos ter uma bom rendimento em eficiência e potência energética para todos as outras peças que compõem a sua máquina.

Então é de extrema importância escolher uma fonte de qualidade, que não necessariamente quer dizer que terá um valor alto. Devemos sempre avaliar a relação custo x benefício para determinar que modelo supre bem o que necessitamos. Mas claro que alguns itens são essenciais, como um nível de eficiência alta, proteções contra surtos e variações da sua rede elétrica, uma boa quantidade de cabos para atender os seus futuros upgrades, etc.

O pessoal da Seasonic, representado pelo nosso amigo Alexandre Rizzolli (confira nossa entrevista com ele clicando aqui), nos enviou justamente um modelo custo x beneficio que é a M12 II Bronze Evo Edition, e iremos comentar sobre as suas principais particularidades, seja em nível de recursos como tambem em relação a sua construção para garantir um bom rendimento, que é uma grande característica dos modelos da Seasonic, que traz consigo a patente de ser a primeira marca a receber a certificação 80 Plus. Vamos ao que interessa, confira abaixo informações importantes sobre a M12 II Bronze Evo Edition:

Design e embalagem:

Vamos começar comentando sobre o design dessa fonte, passando desde a sua embalagem até a PSU propriamente dita. A embalagem da M12 II Evo Bronze Editon, se resume a informações relevantes sobre o produto, na parte frontal temos as informações relacionadas a potência, que no nosso caso recebemos o modelo de 850W, mas ela tambem encontra-se em versões de 650W e 750W. Algumas certificações também são exibidas, como as relacionadas aos capacitores japoneses, suporte para SLI e processadores Haswell da Intel, além da certificação ERP que é relacionada ao consumo de energia. Encontra-se também o selo 80 Plus Bronze, que é um item muito importante na hora da escolha de uma nova PSU. Com a certificação 80 Plus há uma maior garantia em relação ao nível de eficiência que a fonte consegue manter em relação a sua entrega de carga.

Como a M12 II Evo Editon é 80 Plus Bronze, significa que com a utilização de 20% de carga da fonte ela tem que manter 82% de eficiência, com 50% de carga manter 85% de eficiência e com 100% manter 82% de eficiência. Então ao decorrer do uso mesmo em níveis mais baixos ou altos em relação a carga de trabalho para a fonte, ela irá manter sempre uma taxa de 80% de eficiência, o que é muito bom. 

Infelizmente algumas marcas simplesmente estão lançando fontes que não são realmente certificadas, mas que são vendidas como tal, tenha muito cuidado. através desse site você pode conferir todas as marcas que realmente são certificadas e a a quantidade de modelos de acordo com o grau de ceritifcação (80 Plus, Bronze, Silver, Platinum, Titanium).

No caso da Seasonic, ela conta atualmente com 26 fontes com a certificação 80 Plus, 45 com o 80 Plus Bronze, 5 com o 80 Plus Silver, 36 com o 80 Plus Gold, 10 com o 80 Plus Platinum e nenhuma com o 80 Plus Titanium. Totalizando 122 fontes certificadas.

Na parte traseira da caixa encontra-se informações relacionadas a algumas “features” que essa fonte traz, como por exemplo a presença de PFC Ativo, Cooler de 120 mm, conversor de DC-DC,etc.

Dentro dessa primeira embalagem há uma segunda caixa de papelão que traz tudo relacionado a M12. A fonte vem muito protegida com uma espuma na parte superior e inferior, além de uma bolsa com o logo da Seaonic onde econtramos todos os cabos, um adesivo da marca e quatro parafusos que serão utilizados para fixar a PSU no gabinete e um manual.

A fonte em si é toda preta com o  destaque para o logo da Seasonic rente ao conector de alimentação e a chave de liga e desliga.  O cooler é de 120mm, e a fonte traz uma grande característica que é o seu cabeamento Full Modular, o que significa que todos os cabo podem ser removidos, isso é muito bom para um cable management de qualidade,  porquê você poderá ajustar e determinar o que será utilizado em sua configuração. Caso seja utilizado apenas um HD e um leitor de CD/DVD por exemplo, não há a necessidade de ter diversos cabos de alimentação SATA soltos, e é justamente nesses casos que um cabeamento modular se encaixa, já que os cabos adicionais poderão  se retirados, permanecendo somente o que for de extrema necessidade. 

No outro lado há o painel onde você irá conectar os cabos necessários para o seu PC, essa sessão é dividida por categorias: M/B, Peripheral, CPU/PCI-E.

  • M/B = sessão para encaixe dos cabos relacionados a energizar a placa mãe
  • Peripheral -IDE/SATA = sessão para conectar HDs, SSDs, Leitores e gravodores de CD/DVD, etc
  • CPU/PCI-E = sessão destinada aos cabos de alimentação extra do processador e placa de vídeo.

Outro ponto que sempre deve ser observado é em relação como a fonte está distribuindo os Ampères entre as três voltagens básicas que são trabalhadas pelo computador (3.3, 5 e 12 V). Sempre um número maior de Ampéres na linha de 12 V garante que a fonte conseguirá empurrar boa parte da sua capacidade nessa voltagem que é de extrema importância para componentes robustos como a placa de vídeo por exemplo. No caso da M12 II Evo Edition ela traz 70 Ampér na linha de 12, conseguindo passar 840W.

Componentes internos:

Para a fonte ser realmente de qualidade seus componentes internos devem contar com itens que irão passar a segurança de um projeto bem construído para as mais variadas situações. Abrimos a M12 II Evo Edition e você pode conferir abaixo um destaque nos itens mais importantes do projeto da Seasonic:

Todos os capacitores da fonte são Japoneses, o que garante um nível maior de proteção para a fonte contra problemas de vazamento, estufamento e em casos mais extremos até explosões. As marcas escolhidas pela Seasonic para os capacitores da M12 II Evo Edition, foram as seguintes: Rubycon (capacitores pretos), Nippon chemi-con (marrons).

Caso você queria informações detalhadas sobre os estágios primário e secundário da fonte, além das questões relacionadas ao PFC, confira nosso artigo relacionado a Fontes de alimentação.

Conectores da Fonte:

Esse é outro item indispensável e que tem que ser muito bem observado pelo usuário antes da aquisição de uma nova PSU. De nada adianta trocar uma fonte por outro modelo com maior potência e recursos se a quantidade de cabos não irá surprir suas necessidades. Logicamente todas as fontes de marcas de qualidade apresentam um bom número de cabos que irá atender upgrades futuros. Por isso que evitar fontes de qualidade duvidosa é uma grande dica para a vida últil do seu computador, porquê além do projeto da fonte ser ruim, o número de cabos tende a ser menor do que você espera impossibilitando a inclusão de um novo HD, ou placa de vídeo. Claro que existe a possibilidade de aquisição de conectores que convertem um cabo IDE em SATA por exemplo, mas isso não é recomendável.

Procure ao máximo por fontes que apresente um bom número de conectores, e esse é o caso da M12 II Evo Edition, atendendo aos mais variados perfis de usuários para as mais variadas configurações, além da questão do cabeamento Full Modular, que como mencionamos no início do texto garante um maior nível de organização.

Confira abaixo a quantidade de cabos da M12 II Evo Edition, nas suas três vertentes: 650W, 750W e 850W:

  • Main Power (20/24P): É o cabo central que é conectado diretamentr na placa mãe, este cabo seguindo o padrão ATX é de 20 ou 24 pinos.
  • EPS 12V (4 P): Cabo de quatro pinos auxiliar para o processador (dependendo do modelo de sua CPU)
  • EPS 12V (8 P): Cabo de oito pinos auxiliar para o processador (dependendo do modelo de sua CPU)
  • PIC-E (6/8 P): Cabo para dar a energia extra que a sua placa de vídeo necessita (dependendo do modelo de sua VGA é necessário utilizar cabos de 6 e 8 pinos)
  • SATA: Cabo que corresponde a alimentação para HDDs, SSDs e leitores e gravadores de CD/DVD do padrão SATA.
  • Peripheral: Popularmente conhecido como Molex, é o cabo utilizado principalmente para a conexão de HDDs e leitores de CD/DVD do padrão IDE
  • FDD (4 P): Cabo para alimentação de unidades de disquete

Proteções Suportadas:

As proteções se refere a como a fonte se comporta em situações de ruídos na rede elétrica, como por exemplo uma subtensão, sobretensão, transiente, etc. Existem algumas proteções contra isso que são obrigatórias, seguindo os padrões ATX 12V EPS12V e algumas são opcionais de acordo com o fabricante. 

A Seasonic M12 II Evo Edition oferece as proteções básicas (OVP, SCP e OCP) e também algumas adicionais, confira abaixo cada uma delas:

  • Over Voltage Protection ( OVP):  Proteção contra Sobretensão
  • Short Circuit Protection (SCP):  Proteção contra curto-circuito
  • Over Current Protection: (OCP): Proteção contra Sobrearga de Corrente
  • Over Temperature Protection (OTP): Proteção contra Superaquecimento
  • Under Voltage Protection ( UVP): Proteção contra Subtensão
  • Over Power Protection (OPP): Proteção contra Sobrecarga de potência

Especificações completas:

  • Tipo: ATX12V, EPS12V
  • Potência: 850W
  • Fan: 1
  • PFC: Ativo
  • Conector principal: 20 +4 Pin
  • +12V Rails: Único
  • Conector PCI-Express: 4 x 6 +2 – Pin
  • SATA Conector de alimentação: 8
  • SLI: SLI Ready 
  • Full Modular 
  • Eficiência: 82%
  • Energia eficiente: 80 Plus Certificado Bronze
  • Tensão de entrada: 100 – 240V
  • Saída: 3,3 V @ 25A, +5 V @ 25A, +12 V @ 70A,-12V @ 0.5A, +5 VSB @ 3A

Pontos Positivos:

  • Ótima opção custo x benefício
  • Bom número de proteções
  • Cabeamento Full Modular
  • Selo 80 Plus Bronze

Pontos Negativos:

Nada de relevante a ser destacado

Veredito:

Nessas primeiras impressões a nível de especificações e recursos a M12 II Evo Edition se mostrou uma ótima opção custo x benefício, porquê além de trazer um bom número de conexões, certificação 80 Plus Bronze e cabeamento Full Modular pode ser encontrada no Brasil por preços que variam na casa dos R$ 550,00, um valor justo para suprir as mais variadas configurações.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X