Análise Asus A88X-Pro

Análise Asus A88X-Pro

Recebemos da Asus a placa mãe A88X-PRO, que conta com o socket FM2+ voltada para as APUs A-Series de segunda geração (Trinity) e terceira geração (Richland) e ainda está preparada para a quarta  e nova geração de APUs (Kaveri), confira nossas impressões sobre esse modelo da Asus.

[Embalagem]

Dentro da caixaencontramos a placa propriamente dita, o manual de instruções, um CD com os drivers para instalação, o Asus Q-Shield que nada mais é do que o “espelho” do gabinete com todas as furações da placa, quatro cabos SATA 6 Gbps, e um kit Asus Q-Connector, que é a forma que a empresa vem usando a alguns anos para facilitar a instalação dos cabos do painel frontal, através dessas bases que ajudam o usuários no ato da conexão dos cabos.

[Design e Recursos]

A Asus caprichou no visual da A88X-PRO oferecendo um esquema de cores dividido entre um amarelo mostarda e ouro com o PCB preto.  O padrão que a Asus utilizou foi o ATX (305 X 244 mm), tendo os seus slots, interruptores e botões de configuração bem distribuídos pela placa. Falando em interruptores, na parte superior da placa há um interruptor chamado EPU (Energy Processing Unit) que é utilizado para melhorias de economia de energia automaticamente durante o Boot, através deste recurso se a sua máquina precisar de mais desempenho a configuração será ajustada para isso, agora caso você esteja navegando pela internet por exemplo haverá um ajuste para a economia de energia.

Já na parte inferior da placa encontra-se outro interruptor o TPU (TurboV Processing Unity) oferecendo uma unidade de processamento dedicado a acelerar o desempenho em tempo real, enquanto monitora os ganhos para assegurar a estabilidade, o TPU é uma forma simples de realizar por exemplo um overclok na placa. Esses dois recursos estão presentes nas placas-mãe da ASUS desde 2010 e até hoje é uma marca registrada dos produtos da empresa. A união desses dois recursos é intitulada pela Asus de Dual Intelligent Processor, que na A88X-Pro está na quarta versão, proporcionando vantagens no desempenho através da configuração desses recursos. 

Para complementar esses botões de monitoramento e desempenho, no canto superior direito há o botão chamado MemOK que monitora os módulos de memória RAM instalados, impedindo que você utilize um pente que seja incompatível com a placa, através de um LED vermelho que avisa ao usuário que há algum problema. Esse recurso também é encontrado nas placas da Asus a bastante tempo, me lembro em 2010 quando eu tinha uma Asus M4A88TD-V EVO/USB3 esse recurso já estava disponível.

O próximo botão é o “mão na roda” BIOS Flashback que permite que a BIOS seja atualizada através de um pen-drive, e o mais interessante é que essa atualização pode acontecer mesmo que a placa esteja sem CPU, DRAM ou GPU instalada. Neste link do site da Asus, a empresa exemplifica através de imagens a facilidade do uso do BIOS Flashback.

O último botão que completa essa placa é o DirectKey que fica acima do TPU, através desse botão podemos acessar a BIOS a qualquer momento, evitando a necessidade de reiniciar a máquina e utilizar o velho procedimento da tecla Del. Claro que para grande parte dos usuários esse recurso ficará praticamente inacessível, por causa do uso em um gabinete, mas para resolver isso é só conectar um switch externo ao jumper DRCT encontrado na placa. 

Além de todos esses botões a placa conta com um mostrador de diagnóstico de dois dígitos, chamado de Q-Code que ajuda o usuário na hora da detecção de algum problema na placa. A algum anos atrás boa parte das pessoas recorria a placas PC Analyzer para usurfruir desse recurso de um contato com identificador de erro, mas como a tecnologia avança e facilita hoje em dia diversas placas já contam nativamente com o recurso. Lembrando que para identificar o que o código significa você deve consultar o manual da placa.

PC Analyzer

A A88X-Pro conta com 8 (6+2) fases DIVI+VRM com proteção contra sobrecorrente para as DRAM, ESD Guards, capacitores sólidos 5K, painel traseiro em aço inoxidável revestida com uma proteção anti-corrosão três vezes mais duráveis.

[Conexões]

Para a expansão de recursos a A88X-Pro conta com os seguintes slots: 

  • 2x PCIe 3,0 x16
  • 1x PCIe 2.0 x16
  • 2x PCIe x1
  • 2x PCI

OS dois PCI Express 3.0 compartilham a largura de banda, o que significa que se o segundo slot estiver vazio, o primeiro irá trabalhar na velocidade x16, mas caso os dois estejam sendo utilizados, ambos irão trabalhar na velocidade x8.  Vale ressaltar também que somente os processadores voltados para a plataforma FM2+ suportam o PCI-Express 3.0, caso você esteja utilizando algum processador soquete FM2 terá que se contentar com o PCI-Express 2.0, e como o chipset é da AMD o suporte para multi-placas de vídeo, só pode ser feito através da tecnologia CrossFireX das placas da própria AMD. 

Há também quatro slots de memória DRR3 com suporte a tecnologia Dual-Channel, seguindo a velha premissa de instalar duas DRAm em slots da mesma cor, além de permitir que sejam instalados módulos de memória de até 2.400 MHz (modo O.C), o que é muito bom para os gamers principalmente que preferem usar pentes com velocidades mais altas. De acordo com a Asus a capacidade máxima suportada pela A88X-Pro é de 64 GiB, capacidade essa que irá atender a demanda de qualquer classe de usuários, do mais casual ao entusiasta.

A A88X-Pro conta com dez portas USB 2.0, sendo que duas são acessadas através do painel traseiro e oito são estão disponíveis através de quatro conectores localizados na placa-mãe, além de seis portas USB 3.0, quatro localizadas no painel traseiro e duas disponíveis através do conector.

Falando em painel frontal a placa conta com uma porta PS/2 compartilhada, as duas portas USB 2.0 mencionadas acima, DisplayPort, HDMI, VGA,DVI-D, duas portas eSATA de 6 bps, duas portas USB 3.0 provindas do chipset, duas provenientes do controlador ASMedia, uma porta Ethernet Gigabit controlada pelo chip da Realtek e finalmente as saídas de áudio Realtek ALC1150, com suporte a oito canais (7.1+2) de áudio High Definition e uma sáida SPDIF óptica. 

Em nível de opções para armazenamento a placa conta com seis portas SATA 6 Gbps seguindo a mesma cor mostarda/dourada da placa. Uma característica do chipset A88X que é o suporte oito SATA 6 Gbps, pensando nisso a Asus optou por colocar seis portas na placa e duas através do painel traseiro através do eSATA. 

 [Chipset A88X]

O chipset presente na placa é o A88X que é o melhor chipset dessa plataforma, graças a ele a placa está habilitada para as APUs Kaveri, tornando a a vida útil da placa mais longa. O A88X suporta oito portas SATA 6.0 Gbps, RAID 0, RAID 1, RAID 5, RAID 10 e configuração JBOD, melhores opções para overlcloking, a AMD aconselha os processadores A8 e A10 nas placas que contam com esse chipset.

Os demais modelos de chipset presentes na linha FM2+ são A58, A68H e o A78. Todas as placas com o chipset A88X contam com o recurso de boost na GPU, permitindo que os usuários um impulso extra para as suas placas de vídeo integradas. 

As placas da Asus que recebem o novo chipset são: A88X-Pro, A88X-Plus e A88XM-Plus.

[UEFI BIOS]

Desde 2011 a Asus e diversos outros fabricantes vêm aplicando em suas placas a UEFI BIOS que acrescenta na BIOS convencional uma interface totalmente mais amigável com o usuário, suporte a mouse e inúmeros recursos de personalização e overclock dependendo do modelo da placa.

E a A88X-Pro conta com uma versão do UEFI BIOS da Asus, que conta com diversas categorias para configuração, no EZ-Mode, por exemplo, encontra-se informações básicas como a temperatura da CPU, quantidade de memória instalada, velocidade do FAN, configuração da ordem de Boot, monitoramento do sistema e etc. No Advanced Mode como o próprio nome diz encontra-se as configurações avançadas, como ajustes nas portas SATA, opções para overclock, como mudança na frequência da memória, habilitar o boost na GPU, e etc.

[Veredito]

A Asus A88X-Pro é uma excelente opção para o público intermediário, primeiramente pelo fato da placa possuir o socket FM2+ que atualmente é o mais duradouro da AMD, oferecendo diversas opções de processadores que podem ser usados. Os recuros inclusos irão agradar a boa parte dos usuários, como o bom número de portas USB, SATA, suporte para até três placas de vídeo, boas proteções contra energia eletrostática, e uma UEFI BIOS de fácil entendimento. No Brasil essa placa pode ser adquirida em média por R$ 500, então quem está pensando em fugir um pouco da normalidade e investir numa placa-mãe com uma boa qualidade e preparada para fututos upgrades com AMD, a A88X-Pro pode ser uma boa escolha.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X